Nossa História
Abrimos nossa primeira academia em 1996, a Bio Ritmo, em São Paulo, e logo percebemos que precisávamos nos destacar para sermos diferentes das opções existentes no mercado. Por isso, em 1997, abrimos uma nova unidade com uma arquitetura completamente inovadora: um projeto luminotécnico especial e uma ambientação que garantisse uma experiência sofisticada.
Buscamos benchmarking nos Estados Unidos e no Reino Unido, olhando a estratégia de marcas consolidadas nestas regiões. Então, decidimos focar em cardio e musculação, principalmente, ao invés de oferecermos dezenas de modalidades e estruturas complexas. Ao priorizar as zonas primárias das grandes cidades, reduzimos o tamanho das academias e nossa operação conseguiu provocar no público o efeito “WOW” que tanto almejávamos.
Em 2003, adotamos um novo modelo gerencial para aprimorar a qualidade na prestação de serviço. A partir de então, avaliada pelo NPS (Net Promoter Score), nossa equipe passou a trabalhar completamente guiada para a satisfação dos clientes. A clareza de objetivos e o foco em elementos da jornada do cliente auxiliou na melhora da experiência nas academias e no ganho de produtividade.
Em 2008, já éramos a maior rede high-end de academias do Brasil e, por isso, fomos convidados para participar do Roundtable nos Estados Unidos, onde um grupo de empresários de diferentes países discutiam as melhores práticas e estratégias do mercado. Foi quando o nosso fundador, Edgard Corona, conheceu o novo segmento de academias HVPL (High Value Low Price). Em 2009, fomos pioneiros na introdução desse modelo conceito de academias na América Latina, com lançamento da primeira unidade da marca Smart Fit em São Paulo (Brasil).
Desde o início, a Smart Fit manteve a experiência de alto padrão, com ambiente agradável para treinar, design moderno e equipamentos dos principais fabricantes mundiais, tudo a um preço bastante acessível de R$ 49 por mês na época, deixando o mercado e clientes impressionados.
E o grupo manteve sua trajetória constante de crescimento e inovação. Em 2011, realizamos o primeiro movimento para expansão fora do território brasileiro, quando inauguramos a primeira unidade na Cidade do México. Ao final de 2019, além do Brasil e México, a Companhia estava presente no Chile, República Dominicana, Colômbia, Peru e Equador, Argentina, Paraguai, Guatemala e Panamá.
Em 2017, expandimos o alcance das marcas de Studios, inaugurando as primeiras unidades independentes das marcas Race Bootcamp e Vydia, até então presentes nas academias Bio Ritmo e lançamos novos Studios inspirados em tendências fitness internacionais, como Jab House.
Em março de 2020, a pandemia da COVID-19 obrigou que o Grupo desacelerasse o ritmo devido a medidas de enfrentamento à pandemia. O cenário adverso fez com que a companhia acelerasse na sua trajetória digital, com a aquisição da Plataforma Fitness digital Queima Diária e contínuo investimento no desenvolvimento do ecossistema Smart Fit, implementando melhorias à funcionalidade e navegabilidade do nosso App, incluindo oferecimento de serviço “at home” em duas plataformas.
Em julho de 2021, um marco importante foi alcançado pela Smart Fit (SMFT3) – a conclusão bem-sucedida de sua oferta pública inicial de distribuição de ações. A partir desse momento, as ações da Companhia passaram a ser negociadas no Novo Mercado.
Em 2024, lançamos a primeira unidade da marca One Pilates, novo conceito de Studios e da academia da marca Nation, com foco na musculação de alta performance.
No segundo trimestre de 2024, o Grupo Smart Fit contava com 1.529 academias com presença em 15 países da América Latina, sendo 1.500 da marca Smart Fit com 4,6 milhões de clientes. Com toda essa evolução, somos a rede que mais se expandiu mundialmente nos últimos 5 anos, sendo a líder absoluta do setor na América Latina.