Nossa História

Nós abrimos nossa primeira academia em 1996, a Bio Ritmo, em São Paulo. Só que logo percebemos que precisávamos nos destacar para ser diferente das opções que já existiam no mercado. Por isso, em 1997, abrimos uma nova unidade com uma arquitetura completamente inovadora: com um projeto luminotécnico especial e uma ambientação que garantisse uma experiência sofisticada.

Para crescer, buscamos benchmarking nos Estados Unidos e no Reino Unido olhando marcas consolidadas. Foi aí que decidimos focar somente em aulas coletivas e nos aparelhos de cardio e de musculação, em vez de oferecer dezenas de modalidades e estruturas complexas.

Ao priorizar as zonas primárias das grandes cidades, conseguimos reduzir o tamanho das academias e provocar, no público, o “WOW” que tanto queríamos.

Em 2003, adotamos um novo modelo gerencial para melhorar a qualidade do serviço. Agora, avaliada pelo NPS (net promoter score), nossa equipe passou a trabalhar completamente guiada para a satisfação dos clientes. A clareza de objetivos e o foco total no cliente ajudou a reduzir os custos administrativos, como os com supervisão de colaboradores.

Em 2008, já éramos a maior rede high-end de academias do Brasil e, por isso, fomos convidados para participar do Roundtable nos Estados Unidos, onde um grupo de empresários de diferentes países discutiam as melhores práticas e estratégias do mercado. Foi quando conhecemos as academias low-cost, como a Planet Fitness, e decidimos que queríamos trazer esse modelo para o Brasil. Em 2009, lançamos nossa operação low-cost com alto padrão: a Smart Fit.

No início, os clientes e o mercado ficaram impressionados com a nova oferta, principalmente, quando comparavam a qualidade da entrega com o custo de 49 reais mensais. Desde o início, a Smart Fit manteve a experiência de alto padrão que o grupo já conhecia. Além de ter equipamentos de ponta, também foram contratados arquitetos e luminotécnicos para construir um ambiente high-end que fosse escalável.

Era difícil competir com a Smart Fit: enquanto o plano Back (que dá acesso a todas as unidades) era R$ 69,90 por mês, o plano Smart (exclusivo para uma única loja) era R$ 49,90 por mês. Desde o início, conseguimos criar uma estratégia de preço para cada região.

A evolução do Grupo Smart Fit nunca parou. Em 2012, acrescentamos aulas coletivas na grade horária das unidades, o que fez com que a parcela do público feminino aumentasse de 40% para 50%. Mais do que isso, atraímos pessoas que, até então, não se identificavam com a rotina dentro de uma academia. Em 2015, criamos o HIIT training, que é um treinamento funcional de 30 minutos com muito resultado e que otimiza o uso da área da loja.

A expansão ganhou cada vez mais velocidade com a força dos novos investidores. Em 2019, quando inauguramos uma unidade a cada 16 horas em dezembro (no ano todo, foram 87 no total), tivemos outra rodada de equity. Em março de 2020, a pandemia da COVID-19 obrigou que o Grupo desacelerasse o ritmo e fechasse as unidades pelos meses de lockdown nos países. O cenário ruim foi transformado em oportunidade: compramos a Queima Diária, maior plataforma de treinos online da América Latina, e preparamos nossas unidades para atender à população que se mostra cada vez mais preocupada com a saúde.

Atualmente, o Grupo Smart Fit conta com mais de 900 unidades, próprias e franqueadas, em 13 países e o número de clientes está em torno de 2,4 milhões. Com toda essa evolução, somos a rede que mais se expandiu mundialmente nos últimos 5 anos, sendo líder em Market Share na América Latina, de acordo com Relatório Global de 2020 sobre os últimos 5 anos da IHRSA – (International Health, Racquet & Sportsclub Association – entidade de classe global da indústria de fitness).

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