Conselho de Administração, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
O Conselho de Administração da Smart Fit é o órgão de deliberação colegiada, responsável pela formulação e monitoramento para implantação das políticas gerais de negócios da Companhia, incluindo a sua estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela designação e supervisão da gestão dos diretores da Smart Fit.
O Conselho de Administração é composto por 9 (nove) membros todos eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 2 (dois) anos, sendo permitida a reeleição.
Dos membros do Conselho de Administração, no mínimo 2 (dois) ou 20% (vinte por cento), o que for maior, deverão ser conselheiros independentes, conforme a definição do Regulamento do Novo Mercado, devendo a caracterização dos indicados ao Conselho de Administração como conselheiros independentes ser deliberada na assembleia geral que os eleger.
O Presidente do Conselho de Administração será indicado pela Assembleia Geral que eleger os membros do Conselho de Administração.
As reuniões do Conselho de Administração poderão ser convocadas por qualquer de seus membros e deverão ocorrer ordinariamente uma vez a cada 3 (três) meses, ou extraordinariamente sempre que necessário.
As deliberações nas reuniões do Conselho de Administração serão tomadas pelo voto (favorável) de, no mínimo, a maioria simples dos membros do Conselho de Administração.
Na Assembleia Geral Ordinária de 25 de abril de 2024 foram eleitos os Conselheiros da Companhia.
Os acionistas aprovaram, ainda, a caracterização da Sra. Claudia Elisa de Pinho Soares e dos Srs. Ricardo Lerner Castro e Wolfgang Stephan Schwerdtle, ora eleitos, como membros independentes do Conselho de Administração, tendo em vista que, após a análise das declarações fornecidas, de seu currículo e histórico profissional, restou verificado o enquadramento dos critérios de independência estabelecidos nos termos do Regulamento do Novo Mercado da B3 e da Resolução da CVM nº 80, de 29 de março de 2022, conforme alterada (“Resolução CVM 80”).
- Conselho de Administração
- Diretoria Executiva
- Conselho Fiscal
Presidente
O Sr. Daniel Sorrentino é Sócio-diretor e Country Manager do Brasil. O Sr. Sorrentino é o principal responsável pela gestão do escritório brasileiro e seus produtos e estratégias. O Sr. Sorrentino foi Diretor de Gestão de Portfólio do Grupo PE desde 2017. Nessa posição, ele era responsável pela Equipe de Gestão e Transformação que incluía o Grupo de Parceiros Operacionais e a equipe de criação de valor. Nesse cargo, ele foi responsável pela supervisão de 22 empresas de nossa carteira de PE com receitas totais acima de US$ 3 bilhões e mais de 30.000 funcionários. O Sr. Sorrentino também trabalhou em vários investimentos e aquisições em nosso grupo de Private Equity desde 2009. Ele exerceu um papel de liderança em empresas do portfólio de PE, incluindo Presidente do Conselho da Alliar desde 2011 e da Bio Ritmo / Smart Fit desde 2010. O Sr. Sorrentino ingressou no Pátria em 2001 e tornou-se sócio em 2009. De 2003 a 2007, o Sr. Sorrentino trabalhou na Anhanguera Educacional liderando a equipe de M&A. Antes disso, o Sr. Sorrentino trabalhou na área de M&A da DASA e na Fotoptica como analista de negócios. O Sr. Sorrentino é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), e sócio do Pátria desde 2009, atuando desde 2001 como responsável pelos novos negócios do Pátria Private Equity. De 2005 a 2006, o Sr. Sorrentino trabalhou na Anhanguera, no setor de educação, como analista de negócios e gerente de planejamento, e de 2003 a 2005 na Anhembi Morumbi, no setor de educação, como analista financeiro. Antes disso, o Sr. Sorrentino trabalhou na DASA, empresa de laboratórios e diagnósticos, na área de iniciativas de M&A, e na Fotóptica, empresa varejista de ótica, como analista de negócios. Desde 2010, o Sr. Daniel Sorrentino faz parte do grupo Smart Fit. O Sr. Daniel Sorrentino também é membro do Conselho de Administração do Centro de Imagem Diagnósticos S.A., Tenco, BSL entre outras empresas.
Membro
O Sr. Luis Felipe é Sócio e Head de Novos Negócios do Private Equity Brazil. A principal responsabilidade do Sr. Cruz é administrar e supervisionar as atividades de novos investimentos na unidade de negócios de Private Equity no Brasil. O Sr. Cruz ingressou no Pátria em 2010 e tornou-se sócio em 2019. Desde que ingressou no Pátria em 2010, o Sr. Cruz esteve envolvido em vários investimentos em diferentes setores. Iniciou como membro da equipe de M&A da Anhanguera, tornando-se Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Microlins até seu desinvestimento em 2010. Desde então, liderou a equipe de Investimentos em Private Equity em mais de 80 negócios. Além disso, atuou como membro do conselho de várias empresas do portfólio, incluindo Alliar e Alper Seguros. Luis Felipe Cruz é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Membro
Edgard Corona, engenheiro químico de formação, sócio fundador e CEO da Smart Fit, tem mais de 30 anos de experiência na indústria de fitness, tendo recebido o prêmio de EY Enterpreneur of the Year no Brasil em 2016. Entre suas grandes crenças está a gestão em formato horizontal e a autonomia da equipe com foco na expansão do negócio. Em 2009, após participar do Roundtable com empresários do setor de diferentes países, criou a Smart Fit, que atualmente está presente em 13 países. Em 2019, a rede inaugurou uma nova unidade a cada 16 horas, seguindo firme no seu propósito de democratizar o fitness de alto padrão para o maior número de pessoas. Desde o início da pandemia da Covid-19, Edgard tem liderado inúmeras iniciativas de biossegurança em academias, além de lutar incansavelmente pela sobrevivência do setor. O empresário já foi destaque como vencedor do Prêmio Empreendedor do Ano, Categoria Master, concedido pela Ernst Young.
Membro
O Sr. Diogo é o Chief Operating Officer – COO – da Smart Fit para o mercado Brasileiro. Atua na Companhia desde 2010, tendo sido responsável pela expansão da operação Brasileira e pelo planejamento financeiro e precificação dos serviços durante alguns anos deste período. Antes de se juntar à Smart Fit, o Sr. Diogo atuou como analista na mesa de operações do Itaú Unibanco. O Sr. Diogo é formado em Administração no INSPER e possui mais de 9 anos de experiência.
Membro Independente
Ingressou no GIC em 2009 em Londres. Em 2011, ele juntou-se ao time do escritório do GIC em Nova Iorque e, em 2014, mudou-se para São Paulo para abrir o escritório do GIC no Brasil e assumir a posição de Head do escritório brasileiro. Antes de ingressar no GIC, Wolfgang trabalhou em private equity na MidOcean Partners, Cambridge Capital e Madison Dearborn Partners, além de ter trabalhado em investment banking no Goldman Sachs. Wolfgang é graduado em administração pela Universidade de Oxford, com MBA pela Universidade de Chicago Graduate School of Business e doutorado pela European Business School.
Membro Independente
O Sr. Ricardo Castro é Diretor (Principal) do CPPIB South America, em São Paulo. Antes de ingressar no CPPIB em 2018, Ricardo foi Diretor na Lone Star Funds. Ricardo também atuou como Vice President da TPG Capital e foi associado no Banco J.P. Morgan. Ricardo é bacharel em economia pela Universidade de São Paulo e possui o título de CFA Charterholder.
Membro
O Sr. Thiago Lima Borges atuou como Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores do grupo Smart Fit, e administrador das subsidiárias e controladas da Companhia desde 2017. O Sr. Thiago tem mais de 20 anos de experiência profissional, sendo que foi Diretor Vice-Presidente Corporativo, Diretor Financeiro, e DRI da Arezzo&Co por oito anos e trabalhou como Diretor de Investimentos na Tarpon Investimentos S.A., responsável pela cobertura dos investimentos nos setores de consumo/varejo. Antes disso, durante cinco anos, trabalhou na Braskem S.A. em diversas áreas estratégicas, onde era responsável pela controladoria de investimentos operacionais e planejamento estratégico da divisão de Vinílicos. O Sr. Thiago iniciou sua carreira na Ernst & Young, assessorando clientes em diversos setores como químico, energia e bancário na consolidação das suas demonstrações financeiras. O Sr. Thiago é graduado em administração de empresas pela Universidade Salvador – UNIFACS e obteve seu MBA na universidade de Stanford, na Califórnia, EUA.
Membro
Sr. Felipe possui mais de 13 anos de experiência em Private Equity e Venture Capital. Antes de fundar a Cloud9 em 2021, que tem como foco investimento no mercado de tecnologia, o Sr. Felipe foi Diretor no Softbank Latin America Fund e um dos primeiros colaboradores do escritório de São Paulo, participando em transações nos setores de healthtech, SaaS e wealth management. Anteriormente, o Sr. Felipe ocupava a posição de Vice-Presidente no GIC, em que liderou transações nos setores de tecnologia, educação, saúde e consumo nos escritórios de São Paulo, Nova York e Singapura. Durante esse período, o Sr. Felipe participou do investimento na SmartFit e acompanhou a empresa entre 2014 e 2019.
Independente
A Sra. Cláudia Elisa de Pinho Soares atua também como conselheira certificada por Experiência (CCA+) pelo IBGC. A Sra. Claudia tem mais de 30 anos de experiência profissional, em posições C-level nas seguintes empresas: AmBev (17 a), GPA (4 a), Via (1 a), Votorantim Cimentos (3 a), 106 FNAC (1 a) e Grupo NC/ EMS (2 a). Há 11 anos atua em Conselhos de Administração e Comitês de Assessoramento ao Conselho (Comitê de Auditoria, Comitê de Estratégia e Head de Comitês de Pessoas, de Inovação e de Sustentabilidade) em empresas como Tupy, Even, Totvs e Arezzo&Co. Atualmente é membro independente do Conselho de Administração da Camil Alimentos, BP São Paulo e Grupo Cassol. A Sra. Claudia é formada em Administração de Empresas pela PUC-RJ, com MBA em Business pelo INSEAD (França) e MBA em Recursos Humanos pela FIA.
CEO
Edgard Corona, engenheiro químico de formação, sócio fundador e CEO da Smart Fit, tem mais de 30 anos de experiência na indústria de fitness, tendo recebido o prêmio de EY Enterpreneur of the Year no Brasil em 2016. Entre suas grandes crenças está a gestão em formato horizontal e a autonomia da equipe com foco na expansão do negócio. Em 2009, após participar do Roundtable com empresários do setor de diferentes países, criou a Smart Fit, que atualmente está presente em 13 países. Em 2019, a rede inaugurou uma nova unidade a cada 16 horas, seguindo firme no seu propósito de democratizar o fitness de alto padrão para o maior número de pessoas. Desde o início da pandemia da Covid-19, Edgard tem liderado inúmeras iniciativas de biossegurança em academias, além de lutar incansavelmente pela sobrevivência do setor. O empresário já foi destaque como vencedor do Prêmio Empreendedor do Ano, Categoria Master, concedido pela Ernst Young.
CFO
O Sr. André ocupa o cargo de Diretor Financeiro da Companhia e membro do Comitê de Ética, foi responsável há 8 anos pelas operações internacionais do grupo Smart Fit, bem como pela área de negócios internacionais e M&A. Antes disso, o Sr. André foi Diretor Presidente da Smart Fit México por um ano e responsável pela área de operação e gerente responsável pela expansão no Brasil por 5 anos. Antes de ingressar no grupo Smart Fit, o Sr. André, que tem mais de 13 anos de experiência profissional, foi Diretor do Pátria Investimentos, atuando nas áreas de M&A e Private Equity. O Sr André é formado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. O Sr. André atualmente, ocupa o cargo de membro do Conselho de Administração da Progen S.A. e membro do Conselho de Administração Charlie Tecnologia e Acomodações S.A.
COO
O Sr. Diogo é o Chief Operating Officer – COO – da Smart Fit para o mercado Brasileiro. Atua na Companhia desde 2010, tendo sido responsável pela expansão da operação Brasileira e pelo planejamento financeiro e precificação dos serviços durante alguns anos deste período. Antes de se juntar à Smart Fit, o Sr. Diogo atuou como analista na mesa de operações do Itaú Unibanco. O Sr. Diogo é formado em Administração no INSPER e possui mais de 9 anos de experiência.
Diretora Jurídica Geral, Compliance, Proteção de Dados e ESG
A Sra. Juana Melo Pimentel é Diretora Jurídica, Compliance, Proteção de Dados e ESG Latam do Grupo Smart Fit, desde março de 2020. É graduada em direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas±FMU, possui LLM±Laws of Masters em Direito Societário±Insper e duas especializações em Direito Empresarial ±PUC e no Novo Código Civil ±Insper. Tem mais de 26 anos de experiência profissional, sendo que, nos últimos anos, a Sra. Juana foi Diretora Jurídica da CVC Corp por 1 ano e 6 meses, trabalhou por 06 anos como Diretora Jurídica Nacional do Grupo Bandeirantes de Comunicação, e, antes disso, durante 8 anos, trabalhou na Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário, como Diretora Jurídica e de Relações Institucionais.
CTO
O Sr. Alexandre se juntou ao grupo Smart Fit em 2009. Desde 2017, o Sr. Gregianin é o Chief Technology Officer – CTO – da Smart Fit. Até 2017, o Sr. Gregianin atuou como gerente de desenvolvimento de software do grupo, implementando toda a estrutura de sistemas do grupo na América Latina. Antes de se juntar à Smart Fit, o Sr. Gregianin atuou como líder de engenharia de software em diversas startups no mercado brasileiro, criando a arquitetura de sistemas core nas empresas por onde passou. O Sr. Gregianin é formado em análises e desenvolvimento de sistemas pela Uninove – SP e possui mais de 18 anos de experiência.
Diretor de Gente e Gestão
O Sr. Nassim, ocupa o cargo de Diretor de Gente e Gestão da Companhia desde 2022, sendo atualmente responsável pelas áreas de departamento pessoal, cultura e comunicação, educação corporativa e recursos humanos. Iniciou sua trajetória no Grupo Smart Fit em 2001, atuando na Diretoria de Vendas da marca Bio Ritmo até o ano de 2013. Posteriormente, atuou como Diretor de Operações da Bio Ritmo por aproximadamente nove anos. É formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e possui pós-graduação em Administração pela FGV.
Diretor de Relações com Investidores
O Sr. José Luís Rizzardo atualmente ocupa o cargo de Diretor de Relações com Investidores da Companhia, sendo também responsável pela área de M&A da Companhia, atuando na frente de planejamento estratégico ao lado do CFO de julho de 2020 a dezembro de 2021. O Sr. Rizzardo também ocupa cargos na administração de empresas controladas pela Companhia, tendo ocupado cargo de Diretor Financeiro da Queima Diária. Antes de ingressar na Companhia, atuou no Patria Investimentos em private equity e M&A no setor de saúde e no Banco BTG Pactual, em equity research nos setores de Food & Beverages, agronegócio e bancos e serviços financeiros. É Bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – FGV.
Diretor de Expansão
O Sr. Itamar é formado em Direito e ocupa o cargo de Diretor de Expansão na Companhia desde 2024, sendo que iniciou sua trajetória na Companhia em maio de 2017 assumindo o cargo de Diretor Comercial e de Expansão das unidades próprias e franquias. Em meados de 2018, o Sr. Itamar assumiu a expansão para a América Latina, aprovando os pontos e atuando como gestor do comitê de expansão. Atualmente, sua atuação se estende ao Brasil e à América Latina. O Sr. Itamar atuou como gerente de expansão no PontoFrio e como gerente de expansão nacional da Via Varejo até 2012.
Membro Efetivo
A Sra. Helena Penna é bacharel em economia formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atua como Membro do Conselho Fiscal do Grupo Mateus, em Maranhão; como Membro do Conselho de Administração e do Conselho de Auditoria da Companhia Enjoei e como Membro do Conselho Fiscal do Instituto Clima e Sociedade. Atuou como Consultora estratégica para Operações de e-Commerce, Omnichannel e Transformação Digital para Empresa OMNI55 em maio de 2019 a dezembro de 2022; e como Membro do Conselho Fiscal das Lojas Renner. Em 2008, ocupou o cargo de Diretora de Operações da Divisão de Comércio Eletrônico do Grupo Pão de Açúcar e em 2001 ocupou o cargo de Gerente Comercial nas Americanas. Adicionalmente, declara que: (i) não esteve sujeita, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerada pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 617/19.
Suplente
Especialista em finanças e estruturação projetos de transformação digital. Atualmente sócia e CEO da Omni11 Consultoria, sócia da Viral Conteúdo, membro do Conselho Fiscal da Locaweb, membro do Comitê de Auditoria do Enjoei e conselheira consultiva da empresa social Comida Invisível. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, MBA em Finanças pelo Insper e formação em conselhos pelo ABP-W da escola de negócios Saint Paul. Adicionalmente, declara que: (i) não esteve sujeita, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerada pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 617/19.
Membro Efetivo
O Sr. Rubens, formado em engenharia pela Escola Politécnica da USP, e com mestrado em Engenharia industrial pela universidade de Stanford (EUA), possui sólida experiência em posições de liderança em Finanças, Marketing, Operações, Tecnnologia e direção de negócios em empresas nacionais e multinacionais (DuPont, Petroquímica União, Umoe BioEnergy e Cabot). Fundador da PoliStart, desenvolvedora de startups e Poli Angels, grupo de investidores-anjo. Focado em geração de valor, inovação, transformação digital e crescimento sustentável. Participação em conselhos: Great Place To Work (GPTW), Chemical Abstracts Service (ACS), ABIQUIM, Copersucar, AMCHAM – Câmera Americana de Comércio, FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, COSEMA -Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP, ABRAVA, ABRAFAS, ABIT. Adicionalmente, declara que: (i) não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 617/19.
Suplente
A Sra. Luciana, possui sólida formação acadêmica, com graduação em Análise de Sistemas e Processamento de Dados, pós-graduação em Finanças, Contabilidade e Controladoria, adicionalmente em Administração e Compliance e cursos de educação continuada pelo IBGC. Como executiva, atuou por 10 anos em posições de liderança na segunda linha e os demais vinte anos em grandes empresas internacionais de consultoria de negócios como PwC, EY e BDO Directa, possui a certificação para Conselheiros de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa -IBGC (nível CCA) e participou da 3a. Turma de mentoring de Conselho de Administração para mulheres do IBGC sendo também membro do Women Corporate Directors -WCD, e atua como membro independente dos comitês de Auditoria e Riscos do Banco da Amazônia e BDMG. Adicionalmente, declara que: (i) não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 617/19.
Membro Efetivo
A Sra. Evelyn Veloso é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com MBA em Gestão de Negócios pela IBMEC-Rio. Com mais de 15 anos de experiência em empresas de prestação de serviço, nos ramos Imobiliários e de Turismo, em cenários de reestruturação financeira e de negócios. Atuou como Controller da Brasil Brokers Participações, companhia de capital aberto, do ramo imobiliário, de 2015 até 2020, atualmente Controller do Grupo Cataratas, do segmento de concessões do turismo. Conselheira Fiscal da Espaçolaser, ramo de serviços estéticos, pelo segundo mandato, Membro dos Comitês de Auditoria da CVC e Technos. Adicionalmente, declara que: (i) não esteve sujeita, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerada pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 617/19.
Suplente
Atua como membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia, bem como ocupa, atualmente, os cargos de Membro do Conselho Fiscal da Eldorado Celulose, Presidente do Conselho de Administração do IBEF-SP e membro do Conselho Consultivo da Paper Excellence. Ainda, atuou como conselheiro na Cromex, Exec, em sociedades investidas da Eurofarma e na Damovo UK. Nos últimos anos, o Sr. Luis também ocupou o cargo de Vice-Presidente Financeiro e Administrativo da Eurofarma. O Sr. Luis é formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Buenos Aires, na Argentina.
O Sr. Luis Felipe Schiriak não ocupa cargos em outras sociedades ou organizações do terceiro setor.